
Ingredientes:
1 kg farinha de trigo
500 gr batata doce assada e esmagada
100 gr fermento padeiro
sal 30 gr
200 ml água (dependendo da consistência da batata doce pode-se adicionar mais ou menos água)
Preparo:
vamos amassar a batata doce, descasque e bata bem até ficar em puré, á parte aqueça a água até ficar morna e desfaça o fermento na água, junte o sal e afaste do lume com a farinha sobre uma superficie de trabalho(mesa limpa) abra uma cavidade na farinha e coloque a batata doce no centro e junte a água com o sal e o fermento, amasse muito bem e coloque esta massa num recipiente fundo (tradicional banheira) e volte a amassar adicionando a água aos poucos para que a consistência da massa fique elástica e macia. se necessário juntar mais água (pois por vezes as batatas doces são pouco húmidas).
Deixe a massa fermentar cerca de três a quatro horas e divida-a em pequenas porções de cerca de 150 gr cada e polvilhe a bancada e achate com a mão até que formem o diâmetro desejado.
Deixe repousar um pouco e sobre uma chapa bem quente, coza o bolo do caco alternando a superficie de cozedura dum lado e outro até que ganhe a cor caractristica do bolo do caco e que fique cozido e macio por dentro.
Nota:
Acompanhe uma manteiga de alho com salsa picada e sal. há quem faça o bolo do caco sem a batata doce,ou seja ,só com a farinha ,a água e o fermento,mas esse é o pão comum do dia a dia só que achatado por isso meus caros fica aqui as origens do pão na sua plenitude.
Sem comentários:
Enviar um comentário